domingo, 22 de março de 2015

Quer pintar?

Engraçado como pintar em um lugar público logo atrai pessoas que de alguma forma se identificam com a pintura e logo sai uma conversa agradável. Uma coisa que ouço frequentemente é, "Como deve ser gostoso pintar assim" ou "Que hobby agradável" ou ainda "Um dia ainda quero fazer isso também, mas acho que deve ser tão difícil." 
Sugiro que, se você tem vontade de pintar, comece mesmo. Como tudo na vida você logo vai descobrir que para conseguir alcançar o resultado desejado, será necessário um pouco mais de esforço do que  imaginava; mas se você gosta do que faz, isso não te fará desistir.
Vou te dar algumas dicas que podem ajudar se o teu desejo é pintar alguma paisagem.

1- Pense bem na composição do tema antes de começar, se escolher uma foto para se basear, cuidado, pois a foto geralmente foca todos os planos da mesma forma, enquanto teu olho não. Por isso tente desfocar um pouco aquilo que está em um plano mais distante. Como? Suavizando as bordas e clareando e esfriando um pouco os tons daquilo que está longe. 

2- Cuidado com a cor, a tendência é pintar tudo um pouco colorido demais, sempre use as cores complementares para neutralizar e muito cuidado com o preto. Costumo comparar o preto com o pimentão na comida. Se você faz carne com pimentão ela vai ficar com gosto de pimentão, se fizer cenoura com pimentão, ela vai ficar com gosto de pimentão, então, muito cuidado com o pimentão da pintura, o preto. Gosto de uma frase de Renoir, "Numa manhã um de nós já não tinha preto, e assim nasceu o impressionismo".

3- Para começar use somente as três cores primárias, magenta, amarelo cádmio e azul ultramar.

4-"E por fim, quando encarar a tela, comece a pintar de trás pra frente, de coisas gerais para depois adicionar as específicas, pouca tinta na sombra e muitas tinta na luz e antes que você se dê conta terá uma pintura da qual você irá se orgulhar". Doug Higgins




Pintando o Paço da Liberdade em Curitiba junto ao grupo Croquis Urbanos. Foto de Washington Takeuchi.













As três cores primárias:

magenta
azul
amarelo

As cores complementares:

Magenta - verde
Azul - laranja
Amarelo - violeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário