sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Já ouviu algo sobre Alfred Sisley?

Em maio deste ano tive a oportunidade de conhecer o Museu d'Orsay. Depois de 1 hora na fila no frio entrei e fui logo ao último andar, para a Ala dos Impressionistas. Chegando lá me deparei com uma multidão querendo ver o mesmo que eu, os famosos quadros de Renoir, Monet, Manet e Degas, depois me toquei que o d'Orsay estava mais cheio neste dia pois o Louvre fecha na terça, exatamente o dia em questão. Mas a questão é que uma vez lá, me deparei com as pinturas de Alfred Sisley e fiquei encantada com um aspecto, as pinturas expressavam exatamente a hora do dia, a estação do ano e a temperatura do ar. Um desafio pessoal como pintora de plein air. Não basta acertar a forma, mas tento transmitir a sensação do dia e nisto Alfred Sisley no meu ponto de vista acertou em cheio.



Tudo bem que o título da obra ajuda, mas mesmo antes de vê-lo já pode se notar que é um dia agradável de temperaturas amenas de primavera. "Antes do verão em Saint Mammes. Óleo sobre tela. 49 x 65 cm. Pintado em 1883.










E aqui, nesta tarde quente de verão, quase posso ouvir as cigarras cantando. "Campina". Óleo sobre tela. 55 x 73 cm. Pintado em 1875













Esta tela demonstra uma tarde de inverno. A luz quente da tarde produz sombras luminosas bem retratadas com um toque de violeta, complementando a cor amarelada da paisagem. "Caminho de Louveciennes". Óleo sobre tela.  54 x 75 cm. Pintado em 1873.








E por fim, um auto retrato do pintor. Alfred Sisley que nasceu em Paris, onde passou a maior parte de sua vida. Era sustentado por seu pai, pois suas obras obras só foram valorizadas após sua morte aos 59 anos de idade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário