segunda-feira, 13 de julho de 2015

Antes e Depois

Talvez o que você esteja vendo ao olhar para uma pintura não seja exatamente o que o autor gostaria que você visse. Muitas obras de arte antigas não conservam as cores originais. Isto pode ocorrer por alguns motivos. Após a pintura ter sido concluída costumava-se passar um verniz para proteger a obra. Este verniz pode amarelar alterando assim as cores. Outras vezes foi apenas a sujeira de anos que se acumulou. Mas um meticuloso trabalho de restauro pode devolver as cores originais o obra. Selecionei aqui algumas imagens que mostram obras antes e depois de serem restauradas.


Obra de Rafael da época do Renascimento italiano. Leia Mais:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,obra-prima-de-rafael-e-exibida-apos-10-anos-de-restauracao,265859Leia Mais:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,obra-prima-de-rafael-e-exibida-apos-10-anos-de-restauracao,265859Leia Mais:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,obra-prima-de-rafael-e-exibida-apos-10-anos-de-restauracao,265859Rafael que viveu entre 1483 e 1520, pintou este quadro por volta de 1506 como presente de casamento. "A virgem e o pintassilgo" representa Maria com duas crianças, uma Jesus Cristo e a outra João Batista.

















A obra que sofreu todo tipo de avaria, passou por uma restauração de 10 anos.
Agora pode-se ver os tons de azul do céu aparecendo e a o riacho passando ao fundo desta paisagem toscana. As faces da Madona voltaram a ser rosadas e o vestido de um vermelho intenso trás o destaque devido. Atualmente encontra-se na Galleria degli Uffizi na Florença.



Se o antes e depois da primeira obra já é impressionante, a que mostro a seguir é ainda mais.


"Os pescadores" do pintor francês Claude-Joseph Vernet. Pintura do século XVIII antes do restauro.















Agora sim a paisagem mostra o entardecer com uma luz rosada que domina toda a paisagem. Pode-se até ver os pássaros voando e a história se desenvolvendo no primeiro plano.











A restauração mais impressionante do meu ponto de vista é a da Capela Sistina situada no Vaticano. Sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli foi realizada nos anos de 1477- 1480.









Detalhe da Pintura da Capela que passou por diversos restauros, mas o mais significativo foi o que começou em 1980 e foi concluído em 1999. A remoção da sujeira fez aparecer as cores vibrantes.






"A Criação" de Michelangelo, pintado no centro do teto da capela antes do restauro.









A mesma imagem após o restauro. Esta restauração mais recente teve um efeito profundo sobre os amantes da arte e historiadores, quando cores e detalhes que não tinham sido vistos por séculos foram descobertos.stadão All Digital + Impresso todos os dias Diz-se que todos     Diz-se 
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário