sábado, 6 de junho de 2015

Paisagem refletida

Acho que começo a entender um pouco o mestre Monet. Pintei as ninfeias uma vez, assim meio sem pretensões. Era pra ser somente mais um plein air. Olhei e pensei "posso fazer melhor", tem tanta coisa acontecendo aí. Posso ver a superfície da água, mas também vejo o fundo, e ainda mais, vejo tudo refletido e por fim as ninfeias, boiando e como que me mostrando que não estou de cabeça pra baixo. Já dizia Monet:

Estas paisagens refletidas tornaram-se para mim uma obrigação, que ultrapassa as minhas forças que são as de um velhote. Mas mesmo assim, eu quero chegar ao ponto de reproduzir aquilo que sinto. E espero que estes esforços sejam coroados de êxito. 



E quando se está pintando ao livre é bem normal receber uma visitinha inesperada. Esta libélula me fez companhia o dia todo.









Um simples recorte de papel ajuda a manter o foco no motivo a ser pintado.











Depois de algumas horas, trabalho pronto. Óleo sobre tela, 30 x 50.










2 comentários:

  1. Muito legal, e o detalhe da libélula também =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, são bem legais estas surpresinhas. Coisas de se pintar ao ar livre.

      Excluir